É inegável o charme dos antiquários e sebos. De vez em quando as peruas da moda redescobrem a roda. Dessa vez foram os vinis os ressuscitados, com direito a primeira feira carioca do gênero neste domingo (11).

O evento gratuito na Cinemathèque, em Botafogo, promete atrair tanto colecionadores sexagenários quanto pré-adolescentes que se apaixonaram pelos LPs. Mãos de vaca podem ir nem que seja para ouvir o som de alguns DJs dos quinze expositores do Rio, Sampa, Nova York e Lisboa.

Dos fãs de Roberto Carlos até os da Pitty

As gravadoras desesperadas porque não vendem mais CDs estão cada vez mais optando por embalagens bonitas e, por que não, os discos de vinil? As cantoras Fernanda Takai e Pitty lançaram em março seus novos álbuns em versão bolachão também. A fabricação é da Polysom, que fechou em 2007, mas agora voltou com força total, após ser comprada para gravadora Deckdisc.

Lembro com carinho de quando eu ouvia vinis perto da lareira com meu pai francês, com um bom fromage e um vinhozinho. Nunca cheguei à conclusão se o som era realmente melhor ou não do que o de outros formatos. Só sei que era tão lúdico vê-lo girando. Só que antes de começar minha coleção, eu precisaria de um toca-discos. A providenciar.

A volta dos bolachões da década de 50

Por falar em antiguidades apaixonantes, vale a pena passar sábado na feira da praça XV, que de 9h às 18h reúne art noveau, art deco e quinquilharias de todos os tipos. Outra feirinha de antiguidade bacana é a da Praça Santos Dumont, na Gávea, que acontece aos domingos, de 9h às 17h. Costuma haver também um campeonato de futebol de botão com praticantes fiéis. Boas descobertas!

1ª Feira de Vinil do Rio de Janeiro.
Domingo (11), 12h/21h.
Preço: Grátis.
Local: Cinematheque Música Contemporânea (240 lugares). Rua Voluntários da Pátria, 53, Botafogo, tel 2286-5731.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s