Na era das máquinas digitais e celulares com câmera, muitos se consideram exímios fotógrafos sem entenderem bulhufas do que estão fazendo. Diversas vezes os resultados são realmente lindos, mas deixar feio um pôr do sol no arpoador ou as flores do jardim botânico me surpreenderia. Para os que querem ir além, o Espaço SESC Copacabana oferece gratuitamente a oficina “Fotografia, a escrita da luz” a partir de 8 de junho.

A oportunidade é perfeita para aprimorar talentos com aulas práticas e teóricas e também potencializar o uso de nossos aparelhos que moderninhos, que tem várias ferramentas que nunca fazemos idéia de para o quê servem. Ministradas por Frederico Mendes (veja o cv abaixo), as aulas acontecem terças e quintas, das 18h às 21h, nos dias 8, 10, 15 e 17 de junho.

Um importante detalhe: corram porque são 20 vagas. As inscrições começam terça (1º), na bilheteria, que fica aberta das 15h às 19h. As aulas serão terças e quintas, Participantes com 70% de presença ganham certificado.

E já que estamos falando de fotografia, aproveito para compartilhar três que eu adoro.

Pés, do brasileiro Sebastião Salgado

O francês Henri Cartier-Bresson fez essa fotografia na década de 30, na Gare Saint Lazare, em Paris

Jan Saudek fez séries fantásticas de foto com intervenções plásticas nessa mesma parede de seu ateliê, em Praga

 Calendário 
Dia 8 – Palestra com projeção de fotos, lições de iluminação natural e artificial, enquadramentos, composição. 
Dia 10 – Entendimento da câmera e seus mecanismos. Aula prática em estúdio, filtros e técnicas de iluminação. Noções e truques de Photoshop e outros tratamentos digitais. 
Dia 15 – Aula prática externa.
Dia17 – Exibição das fotos feitas pelos alunos com comentários, conselhos e críticas.
 
Perfil Frederico Mendes
Frederico Mendes é repórter-fotográfico desde 1970. Começou na antiga revista brasileira Manchete, uma das melhores escolas de foto-jornalismo do Brasil. A partir de 1972 foi correspondente da revista em Nova York e nos anos 90 em Paris. Ao voltar ao Brasil assumiu como editor de fotografia da revista. Como jornalista cobriu guerras na África (Angola e Moçambique), Oriente Médio (Líbano e Israel), América Central (Nicarágua e El Salvador), assim como terremotos, acontecimentos mundiais, festivais de rock, Copas do Mundo e Olimpíadas.
 
Fotografou para revistas de moda como Vogue, Marie Claire, Elle, Claudia, Desfile, além do Caderno Ela, do jornal O Globo. Trabalha para várias agências de publicidade no país.
Criou como fotógrafo, ilustrador e designer capas de discos e CDs de cantores, como Roberto Carlos, Gal Costa, Xuxa, Ivete Sangalo, Raul Seixas, Fagner, Zé Ramalho, Barão Vermelho, e internacionais, como Frank Sinatra, James Taylor e Ana Bélen, entre outros. Suas fotos já foram publicadas em revistas conceituadas como Stern, Paris Match, Life, Newsweek, Time, Geo, New York Times.
 
Realizou também exposições em Nova York (1983), Paris (1985), Lisboa (2006 e 2007), Rio de Janeiro (1983, 1986), Salvador (2008) e algumas de suas fotos fazem parte de arquivos permanentes de museus e coleções particulares. Atualmente, ministra workshops de fotografia pelo Brasil e pelo mundo. Suas fotografias são distribuídas mundialmente pela agência Sipa Press, de Paris e Nova York.

Serviço
Espaço Sesc
(Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana. Tel: 2547-0156)
Dias e Horário: terças e quintas, das 18h às 21h – dias 8, 10, 15 e 17 de junho
Inscrições gratuitas a partir de 1º de junho, de terça a domingo, das 15h às 19h na bilheteria do Espaço Sesc
Horário: 18 às 21h
Público alvo: Fotógrafos profissionais e amadores, público em geral.
Limite inscrições 20 alunos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s