Algumas dicas de cursos gratuitos para 2011 e também de espaços culturais pouco divulgados, mas com acervo maravilhoso para estudo.

Estão abertas até 11 de fevereiro as inscrições para a Universidade das Quebradas. Trata-se de um curso de extensão, gratuito, promovido pelo PACC – Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, voltado para produtores, ativistas e artistas. O objetivo é promover um espaço de troca entre os saberes produzidos tanto na universidade quanto nas favelas e periferias, proporcionando uma articulação entre estas duas instâncias de produção intelectual, criação artística e projetos políticos e educativos comunitários. As aulas acontecem semanalmente, às terças-feiras, de 13h30 às 18h30, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ, de março a dezembro.

Os grupos de pesquisa da UFRJ em Macaé também estão oferecendo 35 atividades gratuitas de diferentes áreas do conhecimento oferecidas à sociedade e com certificados emitidos pela Instituição. O projeto “Verão com Ciência” recebe inscrições online até 31 de janeiro. Muito interessante como eles combinam os saberes, um curso fala de nutrição ilustrando o tema com cinema, outro ensina inglês discutindo no idioma preconceito com minorias, palestras sobre a exploração do petróleo (não poderiam faltar, nessa região), informeatica básica para a terceira idade, dicas de dietas, para gestante de primeira viagem, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, entre muito outros. Veja a lista completa no site.

Biblioteca é o que não falta no Rio de Janeiro, mas sinto muita falta de acervos de CDs e Dvds com fácil acesso e qualidade. O meu favorito, disparado, é a Mediateca Maison de France, inaugurada em 1961. Para quem fala ou estuda francês, é o paraíso porque é o principal centro de referência sobre a cultura francesa escrita no Brasil. Mas mesmo os que não falam francês, não podem deixar de ir lá, porque além dos 23 mil livros e assinatura de 80 revistas internacionais, tem 1200 cds, 800 dvds, centenas de VHS, terminais de áudio e vídeo, acesso a internet, eventos e um salão de leitura lindo, com vista para a Baia de Guanaraba. Tudo isso por uma anuidade de apenas R$ 15 para estudantes em geral e professores de francês ou R$ 30 para profissionais. O empréstimo de DVDs têm uma taxa a mais e cuidado para não pegar o da região errada (alguns só rodam em aparelhos europeus, mas está tudo catalogado, bem indicado). Veja os documentos necessários para a inscrição e corra para a Mediateca, que fica no prédio da Maison de France, 11˚, na Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, no Centro. Aberto de segunda a sexta, de 9h30 às 19h30, exceto a primeira segunda-feira de cada mês.

A Escola de Música Villa-Lobos também tem um excelente acervo de CDs, livros e partituras. Não é preciso pagar nada para consultá-los, basta levar identidade e comprovante de residência. Infelizmente eles nnao emprestam material, é exclusivo para consulta no local, exceto as partituras, que deixam levar para xerocar. Quartas, às 14h, tem projeções gratuitas de DVDs no segundo piso. A escola fica no Centro, na Rua Ramalho Ortigão, 9, próximo ao Largo da Carioca.

Os cinéfilos não podem deixar de desfrutar o Centro de Documentação e Referência da Escola Darcy Ribeiro, na 1˚de março esquina com Rua da Alfândega.  São mais de 850 filmes em vídeo, quase 1900 filmes em vídeo-laser, cerca de 1.200 livros e 989 periódicos. Todo o material pode ser consultado pelo público em geral e os filmes assistidos no próprio espaço. Os empréstimos são exclusivos para alunos e conveniados com os centros de documentação do CCBB, CCJF e agora também da UERJ. O horário de funcionamento é das 13h às 20h30m, de segunda a sexta, e das 10h às 17h, aos sábados.

Conhece alguma outra cdteca, filmoteca, discoteca aberta ao público no Rio? Por favor, compartilhe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s