Acumulei as sugestões, então vou bombardeá-los com algumas muito boas.

Video portraits de Robert Wilson
A partir e quarta (16/02) o Instituto Moreira Salles exposição Video portraits de Robert Wilson, com 14 videorretratos em alta definição produzidos pelo artista norte-americano. A mostra que já passou por Berlim, Milão, Nova York, Moscou, Miami, Praga, São Paulo e Porto Alegre estão retratos de artistas como Brad Pitt (sem camisa na chuva! rs sério), Stve Busceni de drag queen, o chinês Zhang Huan cercado de borboletas, Johnny Depp envolto em peles de animais ou até mesmo Bach sincronizado com os sons de um sapo. Não deixe de visitar a galeria online de videos, SENSACIONAL http://www.dissidentusa.com/robert-wilson/subjects/
A exposição segue até 15 de maio, gratuita, na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.
Assista o relato de um visitante à exposição na edição de Porto Alegre

Bárbara Heliodora fala sobre Comédias de Shakespeare
A sábia e respeitada crítica de teatro Bárbara Heliodora ministra a palestra “Shakespeare Bem Humorado: As Comédias”, segunda -feira (14/02), às 18h. O evento gratuito integra as Rodas de Leitura da Biblioteca Nacional, que ocorrem sempre na segunda segunda-feira do mês, com grande convidados. A curadoria do projeto é de Suzana Vargas e a entrada é franca, com distribuição de senhas 1h antes e entrada pela jardim, nos fundos da Biblioteca, na Rua México, Centro.

O Rio de Janeiro segundo o cinema
Assista por apenas R$4 um bela seleção de filmes nacionais e estrangeiros que retratam a cidade maravilhosa. A mostra propõe uma reflexão sobre alguns estereótipos e algumas verdades sobre o Rio de Janeiro. Entre os títulos estão “Romance Carioca”, com a Carmen Miranda, “Interlúdio”, do Hitchcock, “Rio, Zona Norte”, do Nélson Pereira dos Santos e alguns mais recentes, como “Madame Satã”, de Karim Ainouz. Na quarta (16/02), haverá uma mostra de curtas imperdível por ser seguida de debate com Tunico Amâncio, autor do livro “O Brasil dos Gringos” e  roteirista do filme “O Olhar Estrangeiro”. O evento acontece de 15 a 27/02 na Caixa Cultural, na Av.Almirante Barroso, 25, Centro.
Veja o trailer do interessantíssimo documentário “O Olhar Estrangeiro”

Edição do Festival do Júri Popular de cinema
Aproveite de quinta (17/02) a domingo para ir à Caixa Cultural e participar da votação popular que acontece simultaneamente, durante uma semana, em cinema de 24 cidades brasileiras. São 55 curtas na mostra competitiva e a entrada é franca! Há muita produção acadêmica e, no ano passado, vi alguns ótimos e outros …originais. Mas sem dúvida valeu o passeio. Deem uma olhadinha na programação completa reproduzida no site Curta o Curta.

Núcleo de Oficinas e Eventos da Biblioteca Pública do Estado
Alguém sabia que isso existe? Pois parece muito instrutivo, preciso conhecer. Na Biblioteca do Centro Cultura LIght (Av. Marechal Floriano, 168, Centro), toda quarta fevereiro tem as oficinas Leitura & Expressão em espanhol  (13h), Relâmpago de leitura em francês (14h), Leitura em inglês (14h30), Aqui se lê Darcy (15h) e Nipo-Brasileira (16h). Nas quintas-feiras, tem oficinas de Leitura & Expressão em português (13h), Lendo a MPB (14h30) e Ler o teatro (15h30), além de atividades especiais no dia 17/02 (13h30 – leitura do conto Alumbramento, de Afonso Arinos, cujo falecimento completa 95 anos a 19 de fevereiro; 16 h – Felisberto Léo, leitor NOE, apresenta crônicas) e 24/02 (13 h – Caio Fernando Abreu e sua poesia; 14 h30 – Comemoração do Dia da conquista do Monte Castelo (1945) com leitura / análise da música de Renato Russo e apresentação da entrevista de Stella Maris com Major Elza Cansanção, voluntária brasileira na Segunda Guerra Mundial e recentemente falecida).
Outro local que recebe o projeto é a Livraria Paulus (Rua México, 111 B, Centro), nas sextas-feiras 18 e 25/02 com “Filosofar é preciso, poemas de Viviane Mosé” e na Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira tem dia 22/02, 14h, tem Lendo a MPB e cantando marchinhas com direito a cortejo pelo Campo de São Bento.

Curso de idioma na UFRJ
Para quem quer estudar um idioma, mas não está duro, um excelente opção é o CLAC, com aulas a preços populares, ministradas pelas alunos de Letras da UFRJ. As inscrições serão essa quarta-feira (16/02), no Fundão. Veja no site oficial os idiomas disponíveis e ementas.

Cursos Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos
Conheça o sitio cultural e arqueológico e inscreva-se para os cursos gratuitos oferecidos a partir de março. Os temas são: Memória e patrimônia da Zona Portuária; Religiosidade Brasileira; Hospital de Escrevos da Imperial Fazenda Santa Cruz; Igrejas de Negros do centro histórico do RJ; Revolta da Vacina; Revolta da Chibata; História da África; Identidade e Nação: Africanos Centro Ocidentais e sua Cultura no RJ em meados do século XIX; Escravidão Leitura de Imagens; História dos Pretos Novos; A História do Samba; História e Arqueologia; A História do Mercado de Escravos do Rj. As inscrições deverão ser enviadas por e-mail com os dados pessoais completos: nome, endereço, telefones, e- mail, profissão, estudante e a instituição que estuda e quais as oficinas de interesse e datas. O instituto fica na Rua Pedro Ernesto, 32, Bairro Gamboa, Zona Portuária. Tel 2516-7089. Leia no site Sintufrj uma matéria interessante sobre o espaço na zona portuária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s